Com a forte demanda do mercado e da sociedade, os profissionais precisam buscar recursos para entender mais sobre ESG e sustentabilidade.
Apesar de não serem novos, os conceitos de sustentabilidade e ESG ainda podem ser complexos e, inclusive, confundidos frequentemente com responsabilidade social ou ambiental. Em um momento em que as empresas precisam entender as demandas dos stakeholders, de sua comunidade, e do mundo, compreender sobre o tema é uma necessidade.
Investir em sustentabilidade e criação de práticas ESG está além de se responsabilizar ou de uma questão de obrigação ética. Uma empresa que se compromete com isso está focando em diminuir os impactos negativos, potencializar os pontos fortes, mitigar possíveis riscos e, ao mesmo tempo, aumentar sua rentabilidade.
Como o mercado está em relação a isso?
Selecionamos alguns dados e informações que mostram como as práticas ambientais, sociais e de governança já estão mudando o comportamento de investidores, consumidores, colaboradores e parceiros. Ao final, você ainda descobre como continuar aprendendo sobre o tema e construir sua própria jornada.
1. Economia e mitigação de riscos:
É fato que empresas com maiores riscos climáticos ou sociais tendem a ter mais custos em sua operação. Por outro lado, adotar práticas que permitam um melhor uso de recursos, além de diminuir o impacto negativo pode reduzir os custos.
Práticas de eficiência energética e redução de emissão de carbono, por exemplo, são responsáveis pela redução de despesas operacionais de diversas empresas. A mitigação dos riscos também é uma economia importantíssima para ser lembrada. Uma vez que a empresa cuida com a geração de problemas, evita riscos ambientais, sociais e até reputacionais, que são um dos piores para qualquer empresa.
2. Aumento da Receita:
Uma pesquisa realizada pela Exame no início deste ano (2023) mostrou que, a partir de entrevistas com executivos, 90% dos profissionais afirmaram que as iniciativas de ESG mostram retornos financeiros positivos às organizações. Desde a otimização de processos, diminuição de riscos, retenção de talentos e até novos clientes estão entre as consequências, que podem vir a curto e a longo prazo.
Os consumidores são uma resposta imediata para essa mudança. Já em 2015, uma pesquisa da Nielsen revelou que 66% dos consumidores globais estão dispostos a pagar mais por produtos de empresas comprometidas com práticas sustentáveis. Hoje, segundo dados do FIEP, 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas comprometidas com práticas sustentáveis.
3. Atração e retenção de talentos
Estratégias ESG também têm impacto direto na contratação e retenção de profissionais em uma instituição. Afinal, não são apenas os consumidores que estão sendo mais criteriosos ao escolherem uma empresa.
A Forbes divulgou que 83% dos profissionais consideram práticas ESG na hora de aceitar uma oferta de emprego. Aqueles que estão na empresa também valorizam a sustentabilidade e 50% revelou ser um fator determinante para permanecer no trabalho em que se encontra.
4. Atração de Investimentos:
Os investimentos em empresas com forte desempenho ESG estão crescendo rapidamente. A BlackRock, uma das maiores gestoras de ativos do mundo, enfatiza a importância dos critérios ESG em suas decisões de investimento. A Exame divulgou que 99% dos investidores entrevistados usam as informações ligadas a ESG que são divulgadas pelas empresas como parte de suas decisões de investimento.
Ao adotar uma abordagem holística e comprometida com o ESG, os profissionais e suas organizações não apenas atendem às demandas do mercado e da sociedade, mas também fortalecem sua posição competitiva, contribuindo para um futuro mais sustentável e responsável.
Para entender mais sobre as práticas e ver cases reais de empresas que já atuam de forma consistente na jornada ESG, de uma olhada também no site da Geração Social.