O Banco de Compensações Internacionais (BIS) lançou na última sexta-feira um novo fundo que investe

TÓQUIO, (Reuters) - O Banco de Compensações Internacionais (BIS) lançou na última sexta-feira um novo fundo que investe em títulos verdes asiáticos para ajudar a financiar projetos de combate aos riscos climáticos em uma das regiões mais propensas a desastres naturais do mundo.


Aberto a bancos centrais de todo o mundo, o Asian Green Bond Fund investe em títulos verdes denominados em dólares americanos emitidos na Ásia por governos, instituições financeiras internacionais e empresas que cumprem os padrões verdes internacionais.


Os títulos verdes são instrumentos financeiros que financiam projetos ambientalmente corretos e proporcionam aos investidores pagamentos de renda regular ou fixa.


Criado com a contribuição de entidades como o Banco Asiático de Desenvolvimento, o fundo ajudará a financiar projetos ecologicamente corretos em áreas como produção de energia renovável e eficiência energética na região da Ásia e do Pacífico, disse o BIS.


"Na Ásia, há um forte desejo dos bancos centrais de promover o esverdeamento de suas economias", disse Siddharth Tiwari, representante-chefe do BIS para a região da Ásia e do Pacífico.


"Uma das inovações aqui é a parceria que começou entre o banco central e as comunidades de financiamento do desenvolvimento", disse ele à Reuters.