Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU

O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU disse na segunda-feira que se o aquecimento global causado pelo homem não se limitar a apenas alguns décimos de grau, uma Terra agora atingida regularmente por calor mortal, incêndios, inundações e secas nas próximas décadas se degradará em 127 maneiras com alguns sendo “potencialmente irreversíveis”.

“A evidência científica cumulativa é inequívoca: a mudança climática é uma ameaça ao bem-estar humano e à saúde planetária”, diz o principal relatório projetado para orientar os líderes mundiais em seus esforços para conter as mudanças climáticas. Atrasar os cortes nas emissões de carbono que retêm o calor e aguardar a adaptação aos impactos do aquecimento, adverte, “perderá uma janela de oportunidade breve e que se fechará rapidamente para garantir um futuro habitável e sustentável para todos”.


As crianças de hoje que ainda podem estar vivas no ano 2100 vão experimentar quatro vezes mais extremos climáticos do que agora, mesmo com apenas mais alguns décimos de grau de aquecimento em relação ao calor de hoje. Mas se as temperaturas aumentarem quase 2 graus Celsius a partir de agora (3,4 graus Fahrenheit), eles sentirão cinco vezes mais inundações, tempestades, secas e ondas de calor, de acordo com a coleção de cientistas do IPCC.


Fonte; AP