REGULADORES DE VALORES MOBILIÁRIOS DOS EUA DIVULGAM PROPOSTA PARA COMBATER GREEN WASHING”

Os reguladores de valores mobiliários dos EUA divulgaram na quarta-feira uma regra proposta para reforçar os requisitos de divulgação sobre o número crescente de investimentos que promovem seu compromisso com as metas ambientais, sociais e de governança (ESG).


Buscando resolver o problema da “lavagem verde”, onde os investimentos financeiros podem ficar aquém das declarações de marketing, a Securities and Exchange Commission disse que a medida visa padronizar a divulgação e evitar casos em que um fundo “poderia exagerar sua consideração real de fatores ESG”.


O presidente da SEC, Gary Gensler, disse que a regra é necessária, pois a escala do chamado "universo de investimento sustentável dos EUA" cresceu para US$ 17,1 trilhões, de acordo com uma estimativa.


"No entanto, quando um investidor lê as divulgações atuais, pode ser muito difícil entender o que alguns fundos querem dizer quando dizem que são um fundo ESG", disse Gensler. "Também existe o risco de que fundos e consultores de investimento enganem os investidores ao exagerar seu foco em ESG."


Fonte: Yahoo News